terça-feira, 17 de agosto de 2010

Guia do cabelo

Por Lenyssa



Há muito tempo eu queria fazer esse post. Depois de pesquisar um bocado em revistas, blogs (oi, Manu!) e livros relacionados ao tema, acho que consegui reunir dicas simples, mas muito importantes pra manter os nossos fios saudáveis e bem cuidados. Let’s go!



Tudo começa com uma boa lavagem. Ao entrar no chuveiro, molhe bastante os cabelos antes de aplicar o shampoo. Isso vai fazer com que a sujeira acumulada nos fios escorra e não se misture à espuma. O ideal é que a primeira lavagem seja feita com um shampoo de limpeza (geralmente são os transparentes, não cremosos), eu recomendo um shampoo infantil, que é neutro e vai deixar o seu cabelo preparado pra receber o shampoo que virá depois.

O segundo passo é aplicar um shampoo específico pra o seu tipo de cabelo. Não esqueça de concentrar a massagem no couro cabeludo (sem usar as unhas, plis!) e nunca, jamais, sob hipótese alguma, esfregue o shampoo nas pontas dos cabelos. A espuma que corre pra lá já é o suficiente pra deixá-las limpas. Evite usar shampoo demais ou colocá-lo diretamente sobre o cabelo. Coloque o produto nas mãos e espalhe sobre os fios.

Vale lembrar que a quantidade de oleosidade nas pontas é reduzida e esfregar o shampoo com as duas mãos nas pontas (o que muita gente faz) detona o cabelo!



Todos os produtos que você aplica nos fios durante o banho devem ser muito bem enxaguados. Nada de deixar resíduos de shampoo ou condicionador, ok?

O segredo da hidratação feita em casa é a limpeza correta dos fios que além de eliminar resíduos abre as escamas capilares para receberem o creme, assim como a massagem com a máscara, que repõe nutrientes e fecha as escamas.

Aplique o creme mecha por mecha, massageando com os dedos. Se você não tem tempo pra uma hidratação profunda, experimente usar cremes que prometem uma ação rápida. Há várias opções no mercado de cremes de tratamento que agem em poucos minutos. Aplique o creme e aproveite o vapor do chuveiro pra hidratar os fios enquanto você termina o banho. Acredite, isso faz muita diferença!

Evite banhos quentes, prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.



Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes. Proteja sempre os cabelos do sol. Use protetores capilares e mantenha os fios hidratados.

Evite pentear os fios depois de enxutos, pois isso faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados.



Se você não abre mão da escova ou da chapinha, antes de usar os aparelhos, proteja os fios com spray hidratante e silicone nas pontas.



Se você precisa recuperar seu cabelo da noite para o dia, recorra aos revitalizantes capilares concentrados (vendidos em dose única), a tratamentos profundos (como a Plástica Capilar) e aposte no truque das ampolas pra recuperar pontas danificadas rapidinho! Funciona que é uma beleza:)

E aí, gostaram das dicas?

14 comentários:

Anônimo disse...

Legal!!!!! Adorei... então né agora que tal fazer uma listinha de produtos para cada passo... fáceis de encontrar e preços bem camaradas. Bjs. San. Limeira-Sp.

Nicolly disse...

Nossa tinha dicas que eu não sabia!Achei muito util!Agora vou fazer direito.
http://parasuabeleza.blogspot.com/

Mirella Pandini Spader disse...

Que atire a primeira pedra aquela que consegue, no chuveiro de casa, lavar os cabelos com água fria! Euuu não consigo. Morro de frio!

Mas a dica de usar dois tipos de shampoo achei MARA!

Beleza de Creuzas disse...

Anônimo > Já tem uma listinha assim aqui, ó: http://belezadecreuzas.blogspot.com/2010/07/top-5-cabelos.html

Beijo!


Nicolly > Brigada, xuxu! Espero que seu cabelo fique liiindo! Beijo:)

Mirella > Eu também tenho horror à água fria, mas consigo dar a última enxaguada nos fios sem muito drama! Acho que a gente acaba acostumando, né? Beijo:)

Ilonna disse...

Gostei!! Isso de lavar com o shampoo neutro antes do específico e talz, é legal fazer num dia de ritual de beleza, junto com a hidratação, pq durante a semana o tempo é corrido até pra tomar banho, rs!! =)

Bjo!

www.naosouessacocacolatoda.blogspot.com

Aline disse...

Adorei! dicas simples de serem seguidas e que fazem toda a diferença, gostei muito da parte sobre a lavagem!
Parabéns meninas, o blg tá perfeito!!!

Isabela RB disse...

Lenyssa, eu de novo =P
Tu já ouviu falar em escova de cristal? Aqui em Fortaleza vi o cabelo de uma menina q fez e ficou tão legal! Não deixa o cabelo lambido e ainda sai com as lavagens. Pena q tem formol. Já liguei pra cabeleireira da menina e amanhã eu vou lá.
Beijo

Especialmente Gaspas disse...

Grandes dicas! Obrigada!

Rô - Blog Consuma com Moderação disse...

Oi!
Adorei as dicas, são super úteis para cuidar dos cabelos.
Beijos!

Beleza de Creuzas disse...

Ilona > Mas é rapidinho, xuxu! Pq geralmente a gte já lava o cabelo duas vezes aí é só manter o shampoo neutro no box e usar ele antes:)

Isabela > Será a cristalização? Aqui só ouvi falar dessa. Custa em média R$ 300 e deixa o cabelo liso por uns 2 meses. Fica bem bonito, realmente! Minha cunhada fez um teste de mecha e adorou, vai mandar ver no cabelo todo! Me conta como foi a visita ao salão depois? Beeijo!

Aline > Brigada pelo carinho, xuxu! Beijo:)

Especialmente Gaspas > Eu que agradeço a companhia de vocês:) Beijo!

Rô > Legal que você gostou, xuxu! São pequenos detalhes q fazem toda a diferença, né? Beijo!

Isabela RB disse...

Lenyssa!
Eu achei q era de cristal, mas eu fui lá hoje e o nome é Escova Cristalizada. O produto é de uma marca chamada Phenix (nunca tinha ouvido falar). Mas confesso q achei meio suspeito. Primeiro q pra ser 100 reais no meu cabelón é "bom demais pra ser verdade". E segundo q ela disse q, por mais q vc lave, nunca mais vai voltar ao mesmo cacho de outrora. Nem me liguei de pedir pra fazer teste de mecha. Vc sabe a marca do produto da sua cunhada?!
Beijuu

Beleza de Creuzas disse...

Isabela > A gente não sabe informar a marca não, mas de fato seja qual for o procedimento de alisamento que você faça no cabelo, ele jamais volta a ser como antes, pois esses produtos modificam a estrutura do fio. Então, se você gosta dos seus cachinhos, melhor não correr o risco de perdê-los! Já essa coisa de preço é bem relativa, já vi exemplos aqui de variações incríveis de valor, inclusive no mesmo salão, dependendo do dia e do humor do profissional! kkkkkkkk:) Enfim, se há algum tipo de insegurança de sua parte, pede o teste de mecha e tira a dúvida! Asim vc se sente mais tranquila:) Beijo!

Iracema disse...

Ótimas dicas, não sabia de algumas coisas e certamente já vou colocar em prática! :)
Quanto a água fria, o lgl é só dar uma última enxaguada mesmo, já que ela não retira muito bem a oleosidade do cabelo (palavras de cabeleireiros,rs)... então, não precisamos morrer de frio kkkkkk
bjs!!

Beleza de Creuzas disse...

Iracema > Essa dica é nova pra mim, eu sempre tomo banho quente com o maior peso na consciência, sabia? Hahahahahaha:) Beijo!