quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Garantia de satisfação ou o seu dinheiro de volta!

Por Lenyssa



Depois que postei aqui sobre a minha decepção com o lápis da Natura, algumas meninas me aconselharam a entrar em contato com a marca e solicitar a troca do produto. A Clara me falou pra ligar pro 0800 e fazer a reclamação. Segundo ela, que já fez o mesmo, a empresa manda um novo produto pra sua casa e nem faz questão de receber o outro em troca. Com a Erika aconteceu a mesma coisa, ela buscou o atendimento on-line no site da Natura e alegou não ter gostado do produto que recebeu. Imediatamente, pediram pra ela escolher outra coisa em troca. Nos dois casos, a Natura mandou o novo produto e não buscou o "defeituoso" de volta.

Embora eu tenha me decepcionado com o lápis, não acho justo solicitar a troca, uma vez que não fui enganada. Apenas criei uma falsa expectativa com relação a durabilidade e efeito do produto. Achei que o traço seria mais forte, mais bonito e que faria um efeito diferente no make.

De fato, ele não faz nada disso. Mas no catálogo não diz que faz. Não tem foto de uma moça usando, nem promessa de super efeito. Tem apenas o traço do lápis, e só. Tudo bem que é um traço visível, bonito, diferente do que fica no olho.

Mas, como não me senti tããão lesada assim, e como não paguei caro pelo produto (R$ 12, 40) dessa vez vou deixar passar. Mas agradeço DEMAIS a dica das meninas (eu jamais teria essa iniciativa) pois mesmo sabendo que é LEI, e que consumidor tem pleno direito a troca de qualquer produto que não corresponda às suas expectativas, é tão raro a gente ver isso funcionar na prática que eu confesso ter ficado surpresa ao saber que a Natura cumpre com o seu papel.

Parabéns à Natura! Só em saber que ela respeita os seus consumidores dessa forma, já ganhou meu coração de volta:)

E, claro, parabéns pra Clara e pra Erika, que conhecem e fazem valer os seus direitos. MUITO obrigado pelas dicas, meninas!

3 comentários:

Marta Victor disse...

Aconteceu a mensa coisa comigo.
COmprei uma deo colônia e não gostei.
A revendedora insistiu para ligar e trocar.
A culpa não era da NAtura
Agora sempre peço pra ver as amostras kkkk
Vai a dica

Jaci Sales disse...

Meninaaaa, minha mãe já trocou altos produtos. Não na malandragem, mas pq quando chegou, ela não gostou. Eles dizem que vão mandar uma consultora vir pegar o produto pra "troca", mas elas nunca vêm. Eu acho muito digno, mesmo que tenha sido barato e que você não tenha sido enganada, se você não gostou e tem o direito de "trocar", então troca, besta!

Erika disse...

Também me surpreendi com a Natura. Na primeira vez que entrei no atendimento online, foi só pra reclamar mesmo (sempre faço isso quando gosto muito ou quando odeio algum produto. Chata né? rsrs. Mas acho q as empresas precisam de um feedback dos consumidores), e logo o atendente me pediu que eu escolhesse um produto para troca. Fiquei realmente surpresa, não esperava.
Que bom que ajudei!
Bjos!