quinta-feira, 14 de maio de 2009

O mito do shampoo sem sal

Por Lenyssa
Desde que surgiu essa história dos benefícios do shampoo sem sal, eu me sinto bem incomodada, pois das marcas que eu expirementei, não gostei de nenhuma. Ambas não produziam espuma e me deixavam com a sensação de não ter lavado o cabelo, além de deixar os fios ásperos e sem perfume. Decidi deixar essa história pra lá e voltar aos shampoos tradicionais, mas cada vez que ouvia algo sobre a maravilha dos sem-sal, ficava com uma pulga atrás da orelha.

Eis que surge a Marina (com a ajuda da Li e da Simone) com um post super esclarecedor e manda essa pulga pra beeem longe!

Como a informação é muito útil, vou fazer um resuminho aqui, ok? Lá vai:

"Muitas mulheres, devido a essa onda de várias marcas populares colocarem no rótulo 'shampoo sem sal', agora têm a mania de achar que o sal faz mal ao cabelo e que, qualquer shampoo sem sal, seja qual for a marca, é a melhor opção.

A função do sal, cloreto de sódio, nos shampoos é apenas uma: encorporar o produto e fazer espuma!

Muitíssimo mais importante do que reparar se o produto tem ou não sal, é ficar de olho beeem aberto com seu pH.

Produtos muito alcalinos - com pH maior que 7 abrem completamente a cutícula do cabelo tornando-o frizado, ressecado, bem “jubona” mesmo!

Já os produtos ácidos - com pH menor que 7 fecham as cutículas, deixando os cabelos selados, sem frizz, macios e brilhosos!

Em um curso que fiz recentemente, eles testaram o pH de algumas marcas, entre elas Seda e Garnier, e o resultado foi absurdo, ambos possuíam pH de 7,5 a 8, mais alcalino que um detergente, por exemplo.

Não tem cabelo que fique bom desse jeito, né? Nem mesmo shampoos anti-resíduos que tem finalidade de limpar profundamente os cabelos e abrir beeem as escamas possuem pH superior a 7.

Ou seja, esse negócio de shampoo sem sal é lorota!"

De imediato, corri pra consultar o pH dos shampoos da casa, mas... Blé! Nenhum rótulo traz essa informação. Sugeri que a Marina, junto com as meninas que deram essas dicas lá no blog dela, listasse alguns produtos com pH inferior a 7, pra gente não errar na compra. Ainda estou aguardando a resposta dela, mas dei uma pesquisada por aqui e já posso adiantar que toda a linha Natura e a linha Niely Gold Chocolate tem pH balanceado, dá pra usar sem medo!

EDITADO:

O kit da Rishon que recebi outro dia, sobre o qual falei aqui, traz na embalagem o pH de todos os seus produtos:

Shampoo: pH=6 / Reestruturador: pH=4 / Tratamento noturno: pH=5,5 / Protetor selante: pH=3,5

Mais um ponto pra eles!

15 comentários:

Bruxa do Leste disse...

Nossa, como é bom ouvir alguém desse mundo de blogs ter consciência que o shampoo sem sal é pura lorota. Eu estava pensando mesmo em fazer um post desse gênero, mas eu ainda não fiz pq quero complementar algumas coisas e tirar umas fotografias pra por lá no blog, pra que possam ver mais uma mentira desse "maravilhoso shampoo sem sal". Beijos!!!!

Ana Paula disse...

Olha..que interessante..eu nme sabia pra que o sal servia..kkkkkkk

Rayssa disse...

Eu uso a uns dois anos a linha Niely gold e todos seus shampoos são sem sal e faz muuuuuuita espuma no meu cabelo. E sobre ser lorota descordo porque meu cabelo nãoa ceita dejeito nenhum outros shampoos sem ser sem sal, Seda Garnier, ou Loreal meu cabelo fica um bagaço que só.
Beijos

Amanda Rachid disse...

hum deixa eu v se eu entendi, sou lerdinha rs, msmo se eu comprar um shampoo que contém sal, mas com ph abaixo de 7, ele é ótimo é isso? bjo

Fazendo a It disse...

Adorei o post muito utilidario , uso um shampoo sem sal da Flores e vejeteis fez um bem danado pro meu cabelo mas o pH e neutro
xoxo

Fernanda Ojea disse...

Olha... por mais que as pessoas falam que o sem sal é melhor prefiro mil vezes com o Sal. Foi como vocês comentaram, o sem sal não faz espuma nenhuma, nem parece que a gente tá lavando o cabelo com shampoo, e no meu caso eu acabo entupindo o cabelo de shampoo para ver se faz alguma espuma. Enfim, uso e usarei os "COM SAL" eternamente, claro que irei usar um shampoo de qualidade, porque na minha opinião é o que interessa.

Bjokas

PS: Amei a dica do oleo para remover a maquiagem. Vou aderir tb!!

Jaci Sales disse...

Eu que sempre curti fazer progressiva, nunca engoli o tal do xampu sem sal. Tudo bem que o que limpa não é a espuma, mas um xampu que não faz aquela espumoooona gostosa, pra mim não presta.

Agoraaa, aqueles xampus que se vende em salão, de marcas "profissionais", são todos com ph baixinho. Acho que vale a pena você pagar mais caro tendo a certeza de que vai funcionar mesmo...

Sil disse...

Legal que vc esclareceu. Eu já sabia que gostava mais dos shampoos com sal pq eles fazem mais espuma e eu gosto de muita espuma. Bjs

vanessa floriani disse...

Gosteeei querida *:

Sah disse...

bom saber! tinha um peso na consciencia pelo meu shampoo ter sal (apesar d eu adora-lo!)mas agora vou ficar at mais tranquila!
bjins

Luciana disse...

Olá meninas, tbm ficava na dúvida quanto a isso mas o sem sal para o meu cabelo faz bem ! Seda nem pensar !! e Fructis ele tolera .. mas o que eu gosto msm são os da Niely Gold e como foi citado acima até o Anti-resíduo deles tem Ph entre 5 e 6 e essa informação consta na embalagem ... com tanta oferta precisamos de informação pra não comprar algo que só vai nos prejucidar ...rs

Unknown disse...

adorei, as dicas, mas gostaria de saber qual os benificios do shampoo sem sal para o uso após a progressiva.

Unknown disse...

legal, assim a gente não cai na conversa que shampoo sem sal deve ser comprado com exclusividade, alem do mais shampoo sem sal é mais caro............

Carol disse...

oi, bem eu não entendi bem sobre o PH... mas eu tenho 12 e meus cabelos são lisos com cachos q shampoo q devo usar para deixa-los sedosos, lisos, e sem frizz. Me indicaram phitoervas mais não sei se é bom parece q é sem sal, mais não sei se tem quimica gosto de coisas naturais!!! q shampoo devo usar? quero usar so de uma marcar por um bom tempo sempre mudo de shampoo q meu cabelo não se defini...... o que eu uso?

Renata disse...

Olá! Muito útil essa matéria. Pensando nos shampoos de ph ácido, me lembrei dos shampoos neutralizantes (aqueles que são usados depois de algum processo químico). Será que tem algum problema usar esse tipo de shampoo no dia a dia? Obrigada!