sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Segurando a maquigem no verão

Por Lenyssa

Quem sofre com a oleosidade está acostumada a usar mil produtos pra manter a pele digna. Com a chegada do verão e esse calor de matar, a tarefa vai ficando cada vez mais difícil. Eu duvido que haja nesse mundo uma pele tão oleosa quanto a minha, por isso posso falar com propriedade: dá pra manter a carinha bonita no verão, sim!

Pra isso, é só lançar mão de produtos específicos. Pra ajudar as moças aflitas, vou contar aqui o que eu faço e que, pra mim, tem funcionado. Vem comigo!



Tudo começa com uma boa limpeza, afinal, não há maquiagem que resista numa pele sujinha, né? É fundamental lavar o rosto com um sabonete específico. Existem opções super acessíveis, como o Gel de Limpeza da Avon (1), o sabonete em barra da Neutrogena (2) ou, caso você queira algo mais potente e estiver disposta a investir um pouquinho mais, super indico o Dermovitin Control (3).



Pra complementar a limpeza, passo adstringente (1) com um algodão e espero secar pra aplicar o protetor (3). Acho super importante usar, ao menos uma vez por semana, um esfoliante (2).



Com a pele bem limpinha e seca, é hora de começar os trabalhos! Desde que comecei a usar o Magix, não abro mão!



Depois do primer, vem a base. Nem pense em usar uma opção que não seja oil-free! Estou usando a Magix (1) mas pretendo investir também na versão HD da Tracta (2) pois ouvi dizer que é ótema! Se o evento for a noite, e eu precisar de uma cobertura maior pra fazer bonito nas fotos, lanço mão do pancake (3), também da Tracta. Lembrem da dica de umedecer a esponjinha com soro fisiológico, ao invés de água. Faz muita diferença!



Eu sempre espero a pele absorver bem um produto pra passar o próximo. Daí quando a base já está bem sequinha, passo o corretivo. Tenho alternado entre o da Tracta e o da linha Intense, de O Boticário.



Não tem jeito, por mais sequinha que seja a base, quem tem pele oleosa não pode abrir mão do pó, pra dar acabamento à pele. Adoro o da Marchetti! (1). Além disso, costumo usar um tiquinho de pó bronzeador, da Maybelline (3) nas maçãs, laterais do nariz, queixo e testa. Finalizo com o blush da Avon (2) na cor Pêssego, que é linda, super discreta e deixa a gente com cara de rica!



No dia a dia, esqueço as sombras. Minha pálpebra é oleosa, então ao longo do dia vai ficando um horror! Uso apenas a máscara à prova d'água (1) nos cílios inferiores e superiores, e o lápis preto da Marchetti (2) no cantinho externo da linha d'água, que aguenta firme o dia todo.

Nos lábios, vou de balm (3) ou um batom rosinha, nude ou cor de boca. Adoro os da Dailus (4) que, além de baratinhos, não ressecam meus lábios e têm cores lindas.



Mesmo com todo esse arsenal, depois de poucas horas já preciso fazer uns retoques, acreditam? Nessas horas, tiro o excesso de brilho com as folhinhas da Clean&Clear (1) que, pra mim, são as melhores. Mas também tem as da Contém 1 g (2) que são mais baratinhas e fáceis de encontrar.



Também é legal dar uma borrifada de água termal antes de retocar o pó. Além de refrescar ela vai ajudar a maquiagem a segurar mais tempo. Recomendo a da La Roche Posay, ouvi dizer que é a melhor pra peles oleosas, já a da Avène é indicada pra peles secas.



Com a pele novamente sequinha, aplico o pó matificante. Eu uso o Blot, da MAC (2) mas O Boticário tem um com a mesma função, da linha Capricho Cores (2) que custa metade do preço. Ambos possuem a textura super fina e não têm cor, permitindo que você faça vários retoques ao longo do dia sem ficar com um aspecto de "reboco", sabe?

Ufa! Acho que é isso:) É assim que eu tenho me mantido digna nesse verão! Espero ter ajudado vocês, mas se alguém aí tiver dúvidas ou dicas, é só gritar nos comentários!

26 comentários:

Tata disse...

Oie...

A base HD da Tracta é ótima mesmo, eu alterno ela com a Mousse da Avon...
Ah o problema do pó do boticario que ele só fica bom em branquinhas mesmo, morenas claras em diante ele fica esbranquiçado na pele.

Beijos

Unknown disse...

bom dia!! eu adorei as dicas.... e tbm uso alguns produtos iguas ao seu... como o gel de limpeza a avon q eu adoro, o magix que é perfeito e a base magix q tenho usado todos os dias... tava qrendo comprar o blush da avin esse mesmo o pessego mas naum sabia c era bom... mas agora vou ja encomendar o meu dicas vindo do blog com certeza é bom!! beijoooos Leh eu amo o blog!!

^^camis^^ disse...

Nossa, parece um passo a passo bem grande né?

eu só passo o corretivo e uma base mineral pela manhã... minha pele é normal, e é difícil ficar muito brilhante... mas eu tenho o blot powder, quando volto da academia na hora do almoço (se lembro de passar) ele serve bem...

meu sabonete preferido é o cetaphil... limpa e não deixa a pele seca... e ainda tira bastante da maquiagem...

beijosss

Beleza de Creuzas disse...

Tata > Eu não sabia desse "defeitinho" do pó do Boticário, então pra mim já não rola, né? Brigada pela dica:)

Amanda > Own, xuxu! Brigada pelo carinho:) Beijo!

Cami > Sorte a sua que tem uma pele normal, hein? Meu sonho de consumo!!! Ah, nunca ouvi falar desse sabonete, vou me informar sobre ele! Beijos:)

Anônimo disse...

que dica é essa "do soro na esponinha" ?? Eu não sei ... é pra limpar a esponja ou passa junto com pó ? RS *su

Fran disse...

Nossa, minha pele fica oleosa só quando não precisa, tipo quando tenho uma super festa.. hauhauia
Vou anotar as dicas!!!

http://franliviapalito.blogspot.com/

Bjokitaas

cris disse...

Oi Lenyssa
a única coisa que eu não concordo nesse post é sobre o gel de limpeza da avon (ehhh gel ruim menina). Odiei. Preferia a versão antiga. Agora, quanto ao Magix, sou mega fã.
Bjooo

Necessaire para Todas disse...

oi!

eu tenho esse tônico da Avon, é mto bom né? adorei as dicas, mas minha pele não é tão oleosa, mas se bem q no verão não tem jeito né? até quem tem pele seca acho q sofre

bjosss, Denise

Lúh Ruff disse...

òtimas dicas, e o melhor é que são produtos fáceis de achar!

Bjoos
http://luhsbackstage.blogspot.com/

Andresa Freitas disse...

Fui salva pela Lenyssa !!!! Tenho um aniversário para ir e to cansada de ficar sem make, tudo derrete na minha linda carinha...kkk. Bjs, sou fã do blog e fã da Lenyssa tb, minha familia é pernambucana, me identifico muito com o q ela escreve.

Jaque Portal disse...

Oi...post maravilhoso amei..pq tem produtos que cabem no bolso..minha pele tbm é excessivamente oleosa mesmo...e o que tem controlado muito a oleosidade é o leite de magnesia..amo não vivo sem...bjão enorme fica c Deus

Debora disse...

Moça,

Eu segui sua recomendação e tõ usando o pó Marchetti. Muito bom!!! Baratinho e bem melhor que os da avon que eu usava. Eu queria te perguntar como vc usa o corretivo: vc passa só nas olheiras ou passa no rosto todo... como faz?

Tenho medo de usar, pois vejo que umas meninas passam nas olheiras e fica super estranho nas fotos... bem brancão...

Bju Xuxu!!!

L'ESSENZE disse...

Olá! Tudo bem?

Adorei este post amigas.

Passando para visitar seu blog, ver as novidades e reforçar o comunicado que tem sorteio rolando no meu blog, para você e suas lindas seguidoras participarem amiga.

O link do sorteio é este:
http://lessenze.blogspot.com/2010/12/super-sorteio-kit-lessenze.html

Este sorteio é uma parceria do blog L'ESSENZE e o meu particular, onde a empresa disponibilizou um kit feminino super lindo.

Um ótimo final de semana.
Beijos
Adri
Consultora
L'ESSENZE

Micha Descontrolada disse...

post perfeito..amei demais.

Um ótimo Domingo para você!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Blog +25 disse...

Nossa Creuza adorei o post, já guardei o link para quando precisar, eu também tenho a pele super oleosa.
Aproveitando queria perguntar se você tem alguma dica de protetor solar oil-free, esse Sundown que você postou é?
Se possível me envia a resposta por email: sagitaria.artemis@gmail.com

Bjos

Sagitária
http://mais25.blogspot.com/

Hellen disse...

Lenyssa,

Adorei o post! Gosto muito de dicas para quem, assim como eu, sofre com peles oleosas. Adoro as dicas do blog de produtos baratinhos, tem muitos aí que uso, e o posto ainda ficou bonitinho e bem escrito. Sem contar o cuidado que você tem de responder todos os comentários, acho isso muito legal!

Beijos!

Anônimo disse...

Adorei as dicas, mas para mim também funciona passar um spray fixador de maquiagem antes e depois da maquiagem já pronta, eu posso me acabar e suar horrores que a make continua lá!! Adoro!!

http://blogheyhoney.blogspot.com

Lola Farias disse...

Guria mas que baita guia hein!
Tenho que renovar meu arsenal de make, e vou aproveitar teu guia coo base para as comprinhas, pois minha pele também é oleosa, e no ar condicionado para que potencializa.

Beijo,

Beleza de Creuzas disse...

Anônimo > Use o soro fisiológico pra umedecer a esponja que você passa o pancake, ao invés de água. Isso ajuda a fixar a maquiagem por mais tempo, deixa a pele mais sequinha, sabe?

Fran > O segredo é manter os cuidados diariamente, assim não ficamos aflitas quando chegar o dia da super festa, né? :)

Cris > Já comentei aqui que preferia mil vezes a versão antiga! Uma pena eles terem mudado a fórmula, mas até achei que esse novo, com o uso contínuo, traz bons resultados, viu? Beijo!

Necessaire para todas > Sorte a sua! A minha é mega oleosa, aí no verão já viu, né? Beeeijo:)

Lúh e Lú > Brigada, xuxu! E a intenção é que vocês não sofram nadinha pra adquirir os produtos que a gente mostra por aqui, ever!

Andresa > Own! Que honra! Super obrigada pelo carinho, viu? Beeijo:)

Jaque > Bom saber que as dicas serão úteis! Já postei aqui sobre leite de magnésia também:) Beijo!

Debora > Ele é ótimo, né? Eu adoro! Sobre o corretivo, eu aplico nas olheiras e sobre as manchinhas que tem no meu rosto, mas não no rosto inteiro. Se você comprar no tom certo (um pouco mais claro que sua pele) não tem erro, pode usar sem medo que vai ficar imperceptível! Beijo:)

L'ESSENZE > Brigada pela dica! Beijo!

Micha > Brigaaada! Beijo:)

+25 > Já te mandei e-mail, tá? Beijo:)

Hellen > Brigada pelo carinho, xuxu! Faço isso tudo com o maior prazer, viu? Beijo grande:)

Hey Honey > Nussa! Eu já usei sprays assim, por um tempão! Nem lembrava, acredita? Beijo!

Lola > Pele oleosa é um terror, né? Mas com jeitinho a gente consegue segurar a onda! Beijo:)

Alana Paladini disse...

Oi Creuza, eu tbm me sinto uma creuza rsrsrs gosto de coisa boa com $$ justo
minha rotina é meio parecida com a sua, só alguns produtos diferentes e ainda preciso incluir água thermal e lenços matificantes. Além da pele oleosa tenho espinhas, por isso uso base maybelline q tem uma boa cobertura. Essa base magix tem cobertura leve ou média?
gostaria de saber tbm se esse pó do O Boticário é bom mesmo, tinha um do Marcelo Beauty, mas quebrou.
Bjss

Beleza de Creuzas disse...

Alana > Eu nunca usei a base da Maybelline, acredita? Essa da Avon tem cobertura leve, já falei dela por aqui, dá uma olhada nos marcadores! Quanto ao pó, pelo que vi, ele é muito bom, mas uma leitora comentou aí em cima que ele não funciona pra todos os tons de pele. O ideal é ir na loja e experimentar, né? Beijo:)

Renata disse...

Uma coisa que eu venho usando e recomendo: sabonetes Assepxia. Uso Dermotivin, Cetaphil e Theracne há mil anos, e há um mês descobri que o Assepxia, por 1/3 do preço faz O MESMO EFEITO. A linha é bem completa, e como não tenho espinhas preferi o Herbario/Herbarium (não lembro, o verde!) em barra e líquido (que dura muuuuuuito, é super consistente, mais do que o Dermotivin clássico).
O Assepxia esfoliante em creme não gostei, prefiro o Theracne creme mesmo que apesar de custar uma pequena fortuna rende meses. Meu irmão diz que o Assepxia esfoliante em barra é super abrasivo e eficiente, e a pele dele é muito mais oleosa que a minha.
Outro produto barato e eficiente: Adstringente Clean and Clear Limpeza profunda. Quando você começa a usar arde até a alma, mas a sensação da pele sequinha é uma delícia!! Ressecou MINHAS MÃOS somente de aplicar com o algodão!!
Ah e em matéria de protetor solar, Minesol Actif Oil Control é campeão, nem parece que você passou nada no rosto. Tenho horror a protetor solar facial, já usei todos os recomendados para pele oleosa (nacionais e importados, caros e baratos) e o Minesol eu AMEI! Pena que custa muitos dinheiros, mas hoje nem Sundown é "creuza" mais...

Beleza de Creuzas disse...

Renata > Quantas dicas, adoreeeei! Vou experimentar o Assepxia. O Adstringente Clean and Clear também nunca experimentei, mas o Minesol é um velho conhecido. Adoro! Só que o meu acabou e tô usando o Sundown Facial, tô gostando um bocado, viu? Pro dia a dia é bacana:) Beijo!

Roseanne disse...

Bom dia, adorei a matéria!

Tenho uma dica de protetor solar:Epsol Sec.
Nossa! Tenho pele oleosa e com espinhas e esse bichinho resolveu meu problema. A pele fica sequinha e não obtrui os poros.

Lenyssa, me diz uma coisa comparando o Blot da MAC com esse Pó antibrilho da boticário não há diferença mesmo? To afim de comprar, mas to na dúvida, pois o preço é bem diferente.

Bjo e parabéns pelo post.

Beleza de Creuzas disse...

Rose > Boa dica de FPS, já vi algumas vezes, mas nunca dei bola, sabe? Quanto ao pó da Capricho, nunca usei, mas quem usa diz que é muito bom! Honestamente, não acho o BLOT uma coisa de outro mundo, sabe? Já fiz post sobre isso... Ah, a Contém 1g também tem um pó translúcido com a mesma função. O legal é que, tanto no Boticário quanto na Contém, a gente pode experimentar os produtos antes de comprar, né? Beijo!

Ana Clara Gomes disse...

Onde encontro o pó da Marchetti em Recife?
:**

ps: sou sua super fã, hehe
Adoro seu blog é muito bom e ainda indico para as amigas hehe

da uam olhadinah no meu blog quando dê
http://umpoucodeana.blogspot.com