quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

DIY - Mechas californianas

Por Lenyssa

Desde o final de 2008, quando fui ao salão pra fazer as mechas californianas e voltei pra casa com os cabelos detonados, prometi que nunca mais na minha vida queria saber de descolorante. Mas desde que eu vi isso aqui, comecei a repensar o caso. No mais, como eu sou a rainha das promessas quebradas, resolvi dar uma segunda chance à tendencinha e mandei ver!

A diferença é que dessa vez, eu mesma fiz todo o processo. Se ficasse um horror, que ao menos fosse por culpa minha. Se era pra fazer besteira, eu mesmo faria, não ia pagar (de novo) pra alguém fazer isso, né?

Pois bem, todo mundo sabe que eu pinto o cabelo todo mês, por causa dos fios brancos e blablabla. Já contei essa história aqui umas 35984 vezes. Vou tentar explicar o passo-a-passo da melhor maneira possível, pois eu tinha apenas duas mãos, um monte de cabelo e descolorante, um medo danado de ultrapassar o tempo de pausa e não deu pra fotografar. Blé!

Eu usei:

Pincel
Pente
Recipiente não metálico (oohhh!)
Várias folhinhas de papel alumínio (cortei os quadradinhos)
Pó descolorante azul, pra deixar os fios acinzentados
Água oxigenada de 40vol

Misturei 6 colheres (sopa) de descolorante com 3 de água oxigenada. Vai variar de acordo com o tamanho e volume de cada cabelo, mas a proporção é sempre essa: O dobro de pó pra quantidade usada de água oxigenada.

Separei meu cabelo em várias mechas (como se fosse fazer escova ou chapinha, sabe?) e, com a ajuda do pincel, passava a mistura no pente, penteava a mechinha e enrolava no papel alumínio, pra não manchar o resto do cabelo.

Fiz isso em todo o cabelo e deixei agir por 50 minutos. Sim, 50. Fiz o teste de mecha antes e foi esse o tempo necessário pra chegar no tom que eu queria. Meu cabelo ficou vermeho, depois laranja, passou pelo amarelo escuro e só aos 50 minutos ele clareou legal. Mas não ficou branco, como deveria. Aí é aquela coisa, cada caso é um caso e cada cabelo precisa de um tempo pra clarear. Por isso o teste de mecha é tão importante.

Bom, depois dessa pausa, eu enxaguei tudo. Sem usar shampoo ou condicionador. Deixei secar naturalmente e o resultado foi esse:


Buuuuuuuu!

Nessa hora, eu comecei a me arrepender. Percebam a vibe bombril dos meus fios! O cabelo ficou tão desgraçado, mas tão desgraçado que eu optei por dar uma trégua e passei dois dias (enclausurada, trancafiada dentro de casa, claro) com ele assim, sem jogar a tinta por cima.

Durante esse tempo eu pude refletir e procurar na internet várias opções de cortes bem curtinhos e moderninhos!

Mas aí, passada mais essa pausa, eu parti pra fase da coloração. Tingi todo o cabelo (como faço todo mês) com a cor 6.1 (Louro cinza escuro) da Maxton + 1/3 do mix blue Yamá (mais cinza!) com água oxigenada de 10vol.

Deixei por 40min e enxaguei. Apliquei o Creme de Hidratação Tutanat Azeite de Oliva (amo!) e deixei agir por 10min. Enxaguei de novo, esperei secar e ficou assim:



Como eu tinha acabado de pintar, os fios ficam bem escuros. Eu sabia que iam clareando com o tempo, então relax! Se vocês olharem com carinho, vão ver que as pontas estão mais claras, com reflexos acinzentados. O aspecto palha se foi, mas os fios que receberam o descolorante ainda ficaram danificados.

Fiz esse processo todo há uns 20 dias, e nesse período fui fazendo hidratações semanais com o creme e ampolas de vitaminas.

Hoje, meus cabelos estão brilhosos e recuperados. As mechinhas, claro, estão bem mais visíveis. Ó só:




Tirei foto hoje, dando ênfase às pontas - a parte que recebeu o descolorante - pra mostrar bem de perto o efeito. Apesar do meu drama, o processo todo foi bem simples e baratinho. Na boa, achei que os fios fossem sofrer mais, mas até que eles se mostraram bem resistentes. Se eu faria de novo? Farei! A medida que os fios forem crescendo, vou repetir a dose, do mesmo jeitinho, pois adorei o resultado!

20 comentários:

Bubu disse...

I‘d like to invite you to visit my fashion blog:

http://www.mydarlingbubu.com/

Thank you :). KISSES FROM SPAIN HAPPY NEW YEAR

Bubu disse...

¿puedo escribirte en español?? mis amigas portuguesas y brasileñas adoran que les escriba en español, y a mi me encanta tu lengua, el portugués es la lengua más bonita que existe, además se entiende muy bien!!!!

un beo!!! beijos!!!

Jaci Sales disse...

Que meeeeedo! Uma vez eu fiz e ficou bem reto. Taquei tinta por cima e quando foi abrindo ficou do jeito que eu queria. Não é maneira mais prática eu acho, mas o importante é conseguir, né?!

Lilian Maia disse...

Sua loooooouuca!!! hauahauhauahaua
Mechas em casa é muita coragem, nossa eu jamais arriscaria. A primeira foto ficou chocante, eu teria corrido pro salão e cortado com certeza, mas vc agiu certo, pintar novamente e hidratação, muita hidratação, a última foto parece ser outro cabelo.
Não sei se vc já usou, provavelmente sim, o bepantol líquido para hidratar, senão usou é fácil, misture um pouco dele no creme de tratamento e deixe tempo que vc costuma deixar memso, vc não vai acreditar no resultado, é quase um milagre!
Bjsss

Natália de M. S. Cintra disse...

Bixa de coragem!!

Fiz essas mechas (um pouco maiores) no salão e morri de medo..
Imgine sozinha...
uii!

Mas ficou lindooooooo!

NAPAULA disse...

Querida, vc é das minhas mando ver nas tintas tb, pq tenho muitos cabelos brancos tipo 50% ou mais, eu também uso a Maxton, mas ela não é boa pra cabelos brancos não, pelo menos pra mim, quando acho o número certo da Loreal (Loreal Paris, a Preference é melhor) eu prefiro, mas quando não acho compro essa mesmo, mas não dura muito, já fiz de quase tudo neste meu pobre cabelinho, incluindo passar água
oxigenada pura e ir para o sol!!
Em minha defesa eu tinha só 14 anos, e minha irmã mais velha foi quem botou pilha para fazer, ficou lindo!!Mas como nem tudo são flores rebolo muito para consertar os estragos. bjsss

Unknown disse...

Ai, Lenyssa, não mata a gente de susto! Quando vi a primeira foto, quase morri do coração! rsrsrs..Mais depois que vi a última, achei lin-do! Ficou muito suave! Você pode até oferecer o serviço pras amigas e ganhar um $$ heim?!?? hehehe...Ficou bom mesmo!
Agora, me tira uma dúvida: vocÊ acha que cabelo que sofre química (leia-se relaxamento+progressiva) pode arriscar a fazer essas mechas? Eu não pinto meu cabelo.
Aguardo resposta, se puder...
Beijão e adooooooooooro seu blog!

Kellen Turci disse...

Você é mega corajosa hein!! rs. Eu não arrisco fazer mechas fora do salão. Até porque eu não levo jeito mesmo. Mas o resultado final ficou ótimo! Claro que eu morri de susto com a primeira foto... rs.
Um ótimo 2010, cheio de felicidades, sucesso e realizações!
Beijos

Lady Barbie disse...

Nossa eu já fiz tanta loucura com meu cabelo em casa que nem conto... até hoje acabo fazendo... prefiro fazer do que pagar caro pra alguem estragar! Ainda bem que no fim deu certo!! Seu cabelo é lindo!Beijos

Jana- Base girl =] disse...

Nossa fiquei chocada com sua coragem!! um cabelo lindo e enrome desse!! kkkkkk eu teria cortado e me desesperado, mais ainda bem q vc esperou q ficou lindo agora acho q c vc tivesse ido no salao nw teria dado tao certo!! bjos linda amo demais suas dicas!!

Aline Costa disse...

Oie!!! Feliz 2010!!!
To passando pra divulgar o sorteio meu no meu blog!! Passa lá e participa!!!

bjus

Beleza de Creuzas disse...

RESPONDENDO:

Às meninas que eu não consegui linkar de volta...

Fernanda - Gata, o fato de você fazer progressiva não impede que você use descolorante, contanto que os seus fios não estejam danificados. Se eles estiverem fraquinhos, não aconselho, pois descoloração agride os fios pra caramba, né? Mas se estiver tudo bem, se joga sem medo e capricha na hidratação! Beijo:)

Kelly - Brigaaaada! Desejo tudo em dobro pra você!

Lady Barbie - Você é uma fofa, obrigada pelos elogios:)

Beijos, meninas!

Mirelly Monteiro disse...

Meu cabeloo tá super na modaa e nem sabiaaa!!!! Recoloquei meu mega-hair e o tom ficou um pouco mais claro do que meu cabelo original (apesar que já tava usando ele antes, mas tinha escurecido meu cabelo e nem liguei p tonalizar p ficar igual!!). kkkk
vou puxar uns fios loiros.. Não pretendo ficar loira novamente. sei lá. kkkkkk

bjuuu

Cris disse...

Menina, você é corajosa...

Josy disse...

Eu já fiz várias loucas como alisar, cortar e até fazer as famosas mechas californianas, mas confesso que as mechas californianas ficaram bem legais pois eu amarrei os cabelos até o topo da cabeça, usei um descolorante da yamá sem amônia e não fiquei nem 5 minutos e já lavei, amei o resultado, mas agora eu já estou cansada de usar.
Eu gostei do seu cabelo depois que vc consertou o erro, a tonalidade agora ficou bem mais natural.
Bjs

Josy disse...

Eu já fiz várias loucas como alisar, cortar e até fazer as famosas mechas californianas, mas confesso que as mechas californianas ficaram bem legais pois eu amarrei os cabelos até o topo da cabeça, usei um descolorante da yamá sem amônia e não fiquei nem 5 minutos e já lavei, amei o resultado, mas agora eu já estou cansada de usar.
Eu gostei do seu cabelo depois que vc consertou o erro, a tonalidade agora ficou bem mais natural.
Bjs

barbie disf disse...

você é a primeira pessoa que eu vejo dizer que é o dobro de pó p/ ox !

no maximo, é 1/2 a 1/2 ! NO MAXIMO.
se não detona mesmo. ou sempre + ox do que pé, e o tempo maximo eh 40 minutos, nem que vc tenha que aplicar mais de 1 vez. só que depois dos 28 minutos, o descolorante começa a corroer + e clarear menos.

eu tenho um blog sobre cabelos com mais alguns amigos meus... se te interessar, a gnt fala sobre tratamentos e coloração.. etc
tem de tudo

www.salvafios.blogspot.com

espero que goste e entre.. pq eu sou leitora assídua do seu blog !

day disse...

oi fiz isso no meu cabelo, to desisperada so me explica uma coisa, foi so as pontas que ficarm daquela ultima cor ou seu cabelo todo pq vc passou nele todo isso não interfere na cor dele? ou so as pontas vão clarear? por favor me ajude bjs.....

Elaine disse...

Oi depois que vc coloriu ficou bem legal e bem mais aparente apos o desbotamento, qto tempo demorou para desbotar e ficar aquela cor linda?Ah!Uma dica vi o Rodrigo Cintra fazer no esquadrão da moda, prende todo cabelo para frente na testa com elastico e nas pontas que ficam soltas passa o descolorante fica lindo e da pra cortar usando o mesmo esquema, é só cortar reto a parte solta,faz um repicado da hora,sem tirar o comprimento, fica perfect!Beijo!

Beleza de Creuzas disse...

Elaine > Levou uns 20 dias, como falei no post! Ah, adorei as dicas de corte e coloração, viu? Brigaaaada! Beijo:)