segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sobre o Roacutan

Por Lenyssa

Eu já falei aqui no blog, há muito tempo, que fiz um tratamento com Roacutan (Isotretinoína Oral) e desde então, volta e meia alguém me escreve pra tirar dúvidas ou pedir um post completo sobre o assunto.

Eu enrolei até aqui porque achava que todo mundo já sabia tudo sobre o Roacutan e que o seu uso continuava raro, como na época em que eu tomei (cerca de 6 anos atrás). Mas é incrível como eu tenho visto casos de pessoas que estão usando ou querem iniciar o tratamento.

Então vou tentar ser sucinta pra não deixar o post muito longo (quase impossível) mas a gente pode ao menos dar início a uma conversa sobre o assunto e continuar via e-mail, caso fique alguma dúvida no ar, combinado?



É bom começar dizendo que o tratamento com Roacutan é super sério e só pode ser feito com o acompanhamento de um dermatologista. A gente precisa fazer exames todo mês, pra ver se o colesterol tá ok e o fígado ainda tá funcionando diretinho! Hahahaha:)

O remédio é caro, mas hoje já está disponível pelo SUS e pode ser conseguido gratuitamente, desde que o dermatologista pertença à rede pública.

O tratamento só é indicado em casos de acne grave. Eu não tinha uma pele super horrorosa, mas já tinha 21 anos e a acne continuava a surgir, apesar de todo o tratamento tópico que eu já havia experimentado na vida. Por isso a dermato perguntou se eu queria tomar o medicamento e eu, cansada de perder tempo e dinheiro lutando contra a acne, topei dar início à medicação, apesar do medo dos efeitos colaterais: pele e lábios muito secos, sangramento nasal, perda de cabelo, dores de cabeça e musculares, pele frágil, aumento da sensibilidade ao sol, náuseas, alterações de humor, ressecamento intenso dos olhos e aumento dos níveis de colesterol. Sim, eu passei a conviver com todos estes sintomas!

Além disso, tive que assinar um termo de responsabilidade ciente de tais efeitos e do pior deles: 90% de chances de má formação fetal. Por isso, é PROIBIDO engravidar durante o tratamento e até 3 meses após o término do mesmo. Como eu sou precavida, acho legal esperar no mínimo um ano, sabe?

Bom, a gente toma o medicamento todo santo dia, sempre após as refeições. No primeiro mês não se vê muita diferença, mas do 2º ao 4º mês se prepare: a pele fica horrível! Nesse período, sua pele vai expulsar toda a acne que tiver guardada. Houve uma fase muito tensa, em que eu passei duas semanas enclausurada, não ia à faculdade e me afastei do trabalho. Mesmo assim, era comum ouvir “O QUE É ISSO?” das pessoas na rua, durante esses dois meses.

Passado esse período, a acne começa a regredir e a pele melhora gradativamente. O Roacutan é eficaz em 90% dos casos. Meu tratamento durou 9 meses e assim que eu soube que ia dar início ao uso da medicação, comecei a usar protetor labial SEMPRE (carregava um na bolsa, deixava no trabalho, em casa e no carro) e tomava Xantinon religiosamente, pra proteger o fígado. Além disso, não dá pra ingerir álcool durante o tratamento, hein?

No mais, tem que usar filtro solar potente, muito bem aplicado, todos os dias, e evitar ao máximo a exposição ao sol. Praia, nem pensar!

O tratamento é super sofrido, mas depois dele, você vai dar adeus à acne. E ó, sozinho ele não faz milagres, viu? Trata a acne e só. Há quem pense (eu pensava) que ao final do tratamento a pele fica linda, coisa de novela, sabe?

Só que a acne costuma deixar cicatrizes, e aí começa a pior parte. Por isso é tão importante seguir as dicas do dermatologista e manter as mãozinhas longe do rosto sempre! Primeiro você deve tratar a acne, depois cuida da pele, através de procedimentos estéticos que serão indicados pelo médico.

Eu sei que terei que usar ácidos pro resto da vida, pois minha pele é super oleosa. Já fiz peelings e limpezas contra as cicatrizes, mas o resultado não foi bom. Esse mês dei início a sessões de laser de CO2 e nunca senti tanta dor na vida, gente! Mas já vejo ótimos resultados!

Enfim, eu super recomendo o Roacutan pra quem tem acne grave ou já passou da adolescência e continua convivendo com o problema. Acho válido sofrer por um tempo pra garantir uma pele linda pro resto da vida, né?

Se você pensa em fazer o tratamento ou já começou, vá em frente! Siga à risca as regras do seu dermatologista e se tiver qualquer dúvida (de paciente pra paciente), manda e-mail pra cá que eu vou adorar ajudar!

6 comentários:

Flávia Paulino disse...

olha nao li tudo ainda mas li uns pedacos .. o q sei eh

remedio algum some com acnes.. se a pessoa tem tendecia vai ter.


o remedio vai amenizar, vai ajudar ... mas se vc tiver tendencia vai ter e pronto.

tenho 32 anos e ainda tenho cravos, espinhas .. hj em dia mais cravos q espinhas. foi-se a epoa das espinhas constantes . MAS TENHO.

O que o dermato falou: q isso independe de idade etc etc.. é genetica. pode cuidar, tratar .. mas tendencia é tendencia .. =D

Anônimo disse...

o uso de Roacutan também pode causar problemas afetar o sistema nervoso central! Eu acho meio forte, não?

Unknown disse...

Olá, blogueiro(a)!
O Carnaval está chegando e com ele a curtição. Mas não podemos esquecer que a camisinha deve fazer parte dessa folia para evitar doenças, como a Aids e a hepatite.
Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para lembrar a galera sobre a importância desta proteção. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br.

Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.camisinhaeuvou.com.br
Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
Mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

Natu Save Cosmeticos disse...

eu tbem recomendo o roacutan.Foi a solução para o fim das minnhas incansáveis acnes. Td de bom.
www.natusavecosmeticos.blogspot.com

Anônimo disse...

Se tivesse uma fotinho sua, agradeceria muito =D

Anônimo disse...

eu vou começar com esse tratamento daqui uns meses, primeiro estou marcando os exames. ja tenho 23 anos e 12 de acne (rs). acho q só isso pra voltar a ter pele lisinha.
um amigo meu ja fez e a pele dele ficou ótima e sem manchas, só com aquelas depressões no rosto q a espinha deixa.
O q é esse Xantinon pro fígado??
e não pode beber nem um copinho de cerveja???? ai q dureza mel dels!

Bjs